Na última temporada da National Football League (NFL), três quarterbacks calouros se destacaram: Andrew Luck, Russell Wilson e Robert Griffin III. Mas, entre os três, não há dúvidas de que quem conquistou não só os campos, mas também o público foi RGIII, como é chamado o camisa dez do Washington Redskins.
Como prova da popularidade alcançada pelo atleta do time da capital federal, a NFL revelou nesta terça que o calouro quebrou o recorde de camisetas vendidas em uma só temporada. Enquanto isso, Luck, do Indianapolis Colts, e Wilson, do Seattle Seahawks, ficaram na sexta e décima quarta colocações, respectivamente.
Apesar da liderança de um novato, os mais veteranos vêm logo em seguida no registro, com Peyton Manning, dos Denver Broncos, no segundo lugar, e Ray Lewis, jogador que se aposentou sendo campeão pelo Baltimore Ravens, em terceiro.
Os quarterbacks Colin Kaepernick, do San Francisco 49ers, e Tom Brady, do New England Patriots, completam a lista dos cinco jogadores que mais venderam no último ano. Detalhe para o fato de que, entre os quinze primeiros nomes da lista, nove são quarterbacks.
Entre as equipes, a liderança de vendas ficou com o vice-campeão San Francisco, que não liderava a estatística desde 1979. Seguindo os 49ers estão, Ravens, Giants, Redskins, Steelers e Patriots, todos eles, à exceção dos Steelers, com base na costa leste dos Estados Unidos.