O horário do Grande Prêmio de Abu Dhabi, disputado no último domingo das 11h03 às 12h38 (horário de Brasília), não agradou ao público brasileiro. A prova rendeu apenas 13 pontos à Globo, três a menos do que a média diurna da temporada de 2009. As corridas exibidas à noite tiveram média de dez pontos ao longo do ano. A largada da etapa árabe foi ?adiada? pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para se adequar ao fuso europeu. Originalmente, a corrida teria início às 15h (horário local), mas a entidade decidiu postergar toda a programação do fim de semana em duas horas, incluindo os treinos livres, para favorecer aos telespectadores do Velho Continente. Tradicionalmente, a Globo inicia a transmissão das corridas da principal categoria do automobilismo mundial às 9h. Além da mudança na grade, o feriado prolongado do Dia de Finados contribuiu para a queda nos números. O GP de Abu Dhabi encerrou uma temporada fraca em termos de audiência para a emissora carioca na F-1. O desempenho ruim em 2009 foi ratificado na etapa brasileira, realizada há duas semanas, que teve o pior resultado no Ibope dos últimos quatro anos, com apenas 26 pontos. A média foi 26,9% inferior à do ano passado, quando a disputa entre Felipe Massa e Lewis Hamilton pelo título cravou 33 pontos na Globo. O número, contudo, igualou o resultado obtido em 2007. Naquele ano, o finlandês Kimi Räikkönen conquistou seu único campeonato na Fórmula 1 no circuito brasileiro. No ano anterior, o GP do Brasil marcou 27 pontos, na corrida que marcou a despedida do heptacampeão Michael Schumacher das pistas e deu o bicampeonato ao espanhol Fernando Alonso. Cada ponto no Ibope equivale a 54 mil domicílios na Grande São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.
Novo horário derruba audiência da F-1
- Categories: Notícia
Conteúdo relacionado
Brownie do Luiz aproveita "polêmica do bolinho" em Athletico-PR x Flamengo e lança lata temática de Gabibol
por
Redação Máquina do Esporte
2023-07-13
Paris 2024 tenta receita de € 140 milhões com patrocínio para atingir meta de arrecadação
por
Redação Máquina do Esporte
2023-07-07
Newcastle acerta patrocínio de £ 25 milhões por ano com empresa do Oriente Médio
por
Redação Máquina do Esporte
2023-05-03
CSA terá parceria com universidade internacional sediada nos Estados Unidos
por
Redação Máquina do Esporte
2023-04-17
Titãs dos esportes: as empresas mais valiosas do esporte mundial em 2023
por
Redação Máquina do Esporte
2023-02-02