Pouco mais de uma semana após ser lançado, o programa de voluntários para a Copa do Mundo de 2014 já bateu recordes. O número de inscrições é o maior da história da competição, com cerca de 95.500 candidatos de 126 países até o momento.
Segundo a Fifa, a Colômbia segue, depois do Brasil, como a mais interessada. Na Europa, os espanhóis também ganham destaque. O número total já é superior o da Alemanha 2006 (48 mil) e África do Sul (70 mil).
O cadastro, primeira etapa do processo de seleção que é feito através do site da Fifa, foi aberto no dia 21 de agosto, em evento realizado em Salvador. No dia 4 de setembro, haverá uma avaliação do número de inscrições. O processo de escolha dos voluntários conta ainda com entrevistas e treinamentos geral e específico.
Os primeiros treinamentos serão online e começam em dezembro deste ano. Após a capacitação pela internet, haverá um treinamento presencial, em que as pessoas vão conhecer os locais de trabalho e terão novas instruções, mais específicas.
O trabalho voluntário não é remunerado, mas o Comitê Olímpico Local (COL) e a Fifa disponibilizarão uniformes aos selecionados, um auxílio para o deslocamento até o local das atividades (dentro da cidade-sede) e alimentação durante o período de trabalho.
Os candidatos devem possuir alguns requisitos, como ter no mínimo 18 anos e disponibilidade de atuar por pelo menos 20 dias corridos na época dos eventos, sendo que cada turno de trabalho durará até 10 horas. Durante o processo de seleção serão verificadas habilidades, perfil e conhecimentos de cada inscrito.