Um centro para receber os atletas e criar uma série de pequenos agrados para ampliar o relacionamento da marca com os patrocinados. Assim pode ser resumida a principal ação que a Oakley tem feito em Londres para celebrar os Jogos Olímpicos.
A fabricante americana de óculos alugou um espaço no Design Museum em Londres e construiu uma casa para ser um centro de convivência para os 700 atletas patrocinados pela marca. O local, assim como fazem diversas outras empresas na cidade-sede dos Jogos Olímpicos, serve para que os atletas curtam parte do período de folga durante as competições.
No último dia 4 de agosto, a equipe da Máquina do Esporte obteve a permissão para conhecer a Oakley Safe House. Localizada próxima à Tower Bridge, um dos principais centros turísticos da cidade, a casa foi concebida para atender a todas as demandas dos competidores patrocinados pela marca e, com isso, ampliar a própria exposição da Oakley nos Jogos.
O principal atrativo da casa, porém, é um imenso balcão em que é permitido ao atleta realizar a customização de óculos. Com mais de 60 mil peças de cada parte de um óculos, são mais de 30 milhões de combinações disponíveis para os competidores que usam a marca. O retorno que existe, com isso, é a própria ampliação da exposição da Oakley nos Jogos.
“Os atletas vêm para cá, relaxam, aproveitam o tempo para ver outras competições, para encontrar com a família… E eles ainda podem fazer a customização dos óculos, que depois acabam sendo usados para as competições”, afirmou Greg Welch, diretor de marketing esportivo da Oakley.
Para ampliar as ações da campanha “Beyond Reason”, que permeia o patrocínio aos atletas e também aos Jogos Olímpicos (a Oakley montou uma linha especial de óculos alusiva ao evento), a empresa convocou jornalistas de todo o mundo para participarem de viagens para a cobertura das Olimpíadas.
Ao todo foram seis diferentes grupos dos principais países que puderam acompanhar os Jogos. A reportagem da Máquina do Esporte esteve junto com jornalistas de quatro diferentes veículos que acompanharam as ações da empresa no mercado de marketing esportivo e especificamente nos Jogos.
Na visita, além de acompanhar algumas partidas das principais competições das Olimpíadas, os jornalistas conheceram o escritório da empresa em Londres e fizeram um passeio de bicicleta por Londres, reforçando a presença da marca no mercado do ciclismo com óculos e vestuário.
Em 2016, segundo Welch, a ideia é manter o projeto Beyond Reason em ação. Segundo o executivo, que foi cinco vezes vencedor do Ironman de triatlo, a empresa já começa a estudar o clima da cidade do Rio de Janeiro, próxima sede dos Jogos Olímpicos.
“Assim como em Sydney, temos de fazer lentes mais escuras para os atletas por causa da iluminação mais clara do Rio. Aqui em Londres os óculos são feitos pensando em dias nublados e também com chuva”, disse.
* O repórter viaja a convite da Oakley