A exatos cem dias dos Jogos Olímpicos de Londres, a Oakley apresentou na última quarta-feira campanha global de marketing que irá nortear ações até o término das competições. Sob o mote “Beyond Reason”, algo como “além da razão”, em tradução livre, a marca de óculos se concentra em patrocínios pessoais feitos a atletas que têm boas chances de conquistar medalhas no torneio de verão.
De acordo com a empresa, serão cerca de 600 esportistas apoiados na edição inglesa do evento, sendo 80 deles brasileiros. Entre os principais nomes, estão Giba, capitão da seleção brasileira de vôlei e mais novo contratado; Reinaldo Collucci, triatleta; Larrissa e Juliana, Ricardo e Pedro Cunha e Emanuel e Alison, todos eles duplas de vôlei de praia, Rosangela Santos, velocista, entre outros.
A maioria desses patrocínios foi feita pela marca em nível global, e aos brasileiros cabe ativá-los. Uma das maneiras foi acertar parceria com a ESPN, responsável por produzir um programa de bastidores desses atletas patrocinados enquanto estiverem em Londres. A marca também terá uma casa oficial na cidade brit”nica, na qual essas personalidades poderão descansar, situada acima de um museu de arte.
Apesar de o mote da campanha ser o torneio que começa em julho deste ano, a expectativa é que ela possa ser estendida pelos próximos meses, dependendo dos resultados. “Nosso foco não é só estar em Londres, onde estratégias já estão firmadas e vamos simplesmente executá-las, mas pensar em 2016, nos conceitos que vamos usar”, antecipa Roger Ahlgrimm, diretor de marca da Oakley no Brasil.
A Oakley foi fundada em 1975 na Califórnia, nos Estados Unidos, mas foi comprada em 2007 pela italiana Luxottica. Desde então, passou a ser a marca da companhia para lidar com esportes. De acordo com Ahlgrimm, a participação da Oakley no Brasil representa 35% entre todas as categorias e é a terceira maior do grupo em termos de faturamento, abaixo apenas de Ray-Ban e Vogue.
* O repórter viajou à Brasília a convite da Oakley.