O grupo News Corp, controlado pelo empresário Rupert Murdoch, anunciou oficialmente que pretende fazer uma proposta pelo controle da operação comercial da Fórmula 1. Independentemente do sucesso dessa negociação, o interesse já provocou uma reação na categoria. Representantes de equipes cobrarão os responsáveis pela disputa para que o planejamento de marketing seja reestruturado.
Atualmente, a área comercial da Fórmula 1 é controlada pelo grupo CVC, que tem Bernie Ecclestone como principal executivo. O que as equipes querem é que a companhia deixe de gerir apenas o negócio e cuidar da gestão, mas passe a investir em estratégias de marketing e comunicação.
Quem escancarou esse desejo foi Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari. Ele deve liderar os times da Fórmula 1 nas conversas com a News Corp, sobretudo porque pretende usar os encontros para fazer pressão por uma nova postura da categoria.
“Pode até ser a CVC, mas precisamos desenvolver a Fórmula 1. Precisamos ter a certeza de que o nosso esporte é interessante para os jovens. Isso inclui falar a língua deles, estar nas mídias que eles consomem. Precisamos trabalhar para que o esporte continue a ser compreensível por todos”, cobrou Domenicali em entrevista à revista “Auto Bild Motorsport”.
A cobrança também apareceu no discurso do chefe de equipe da McLaren, Martin Whitmarsh. Ele fez severas críticas ao planejamento de marketing da principal categoria do automobilismo internacional.
“A Fórmula 1 está deteriorada. Precisamos trabalhar mais para atingir os mercados que desejam a Fórmula 1 e para conseguir um crescimento realmente global”, pediu o dirigente.