A Oi está mais forte no surfe. A marca de telecomunicação, que em 2014 acertou um acordo com o atleta Gabriel Medina, anunciou que dará nome à principal competição da modalidade no Brasil.
A Oi Rio Pro é a etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour. Ou seja, faz parte do campeonato mundial vencido por Medina no último ano. Ela acontecerá entre os dias 11 e 22 de maio, na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Além do patrocínio, a Oi divulgou algumas ativações que serão realizadas no evento. A mais básica é o fornecimento de internet no local de competição. Mas haverá também uma série de ações para atrair o público em geral.
Na praia Barra e na zona sul, serão montadas lonas para skatistas simularem o balanço da onda. Para incentivar a prática do surfe, a empresa fornecerá durante este mês um ônibus adaptado para pranchas que circulará a orla do Rio até o Mirante da Prainha.
Entre as ativações, o nome de Gabriel Medina também será usado. O “Air Medina”, um brinquedo que simula uma manobra do brasileiro, ficará instalado na Barra da Tijuca. Quem participar ganhará fotos para serem compartilhadas nas redes sociais.
Com o torneio, a Oi volta a ressaltar o apoio aos esportes radicais e urbanos. A empresa foi patrocinadora da Copa do Mundo de 2014, mas não tem o futebol com plataforma de marketing esportivo. Skate e basquete de rua, por exemplo, formam o alvo da marca, preocupada em se aproximar do público jovem.
Em 2014, Medina foi contratado exatamente para falar com esse público. Ele é embaixador do Oi Galera, focado em planos pré-pagos para os mais jovens.