Oi convence Athina Onassis a vender naming rights

Não havia pretensão em vender o nome, mas projeto até 2016 convenceu

Não havia pretensão em vender o nome, mas projeto até 2016 convenceu

A quinta edição do Oi Athina Onassis Horse Show, a ser iniciada nesta sexta-feira (2) na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, carrega consigo alteração significativa na área de negócios. As últimas quatro versões eram chamadas Athina Onassis International Horse Show. A despeito de a mudança parecer tímida, a venda dos naming rights era um passo improvável.

“O nome da competição nunca esteve à venda, mas surgiu o interesse da Oi na propriedade com uma visão de longo prazo, porque eles querem posicionar a marca deles, então foi um negócio que passou a fazer sentido”, conta Rodrigo Rivellino, presidente da Aktuell Comunicação, que divide com a Atto Sports a tarefa de organizar o torneio de hipismo.

O contrato acertado com a companhia de telefonia é anual, e portanto terá de ser renegociado para a edição de 2012 do Athina Onassis Horse Show, mas o presidente crê na renovação ano a ano até os Jogos Olímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro, sem nenhum problema.

“Nós não mudaríamos o nome do evento se não fosse por um projeto de longo prazo”, justifica Rivellino em entrevista à Máquina do Esporte. Em relação a outros patrocinadores, o executivo afirma que os parceiros do ano não apenas foram mantidos, como a participação deles na ativação do campeonato foi ampliada.

Os dois exemplos usados por ele para ilustrar esse crescimento foram Kia e Coca-Cola. Ambas aumentaram o valor pago à organização do torneio de hipismo, e essas atitudes fizeram com que o montante arrecadado com patrocínios subisse 20% em relação à temporada anterior. As duas marcas também têm tentado inovar na ativação dos aportes.

A presença de empresas como Oi, Kia e Coca-Cola, todas com consumidores situados em mais de uma classe socio-econômica, também é interpretada como importante para que o evento deixe a imagem de campeonato elitista, segundo Rivellino.

“Nós temos um evento que tem valores como glamour, luxo e exclusividade, mas essas marcas não estariam conosco se tivéssemos um posicionamento de competição elitista”, argumenta o presidente da Aktuell. “Com cinco anos de muito trabalho, consistência e convicção, a Athina se consolida como uma das maiores plataformas de relacionamento da América Latina”.

Sair da versão mobile