Os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 terão os pódios feitos de plástico reciclado. A ideia dos organizadores do evento é coletar cerca de 45 toneladas de plástico de casas locais e dos oceanos para 100 plataformas que servirão para receber os medalhistas de ouro, prata e bronze da competição.
As caixas de coleta serão colocadas em mais de 2 mil pontos da rede de supermercados AEON. Lá, os japoneses poderão deixar a quantidade de plástico que quiserem para contribuir com o projeto. O próximo passo será feito por uma das patrocinadoras do evento, a Procter & Gamble, que transformará o material coletado nos pódios.
Foto: Reprodução
“Ao enviar essa mensagem para o Japão e o resto do mundo, achamos que este projeto terá um grande significado”, disse Toshiro Muto, diretor executivo do Comitê Tóquio 2020, em entrevista a repórteres japoneses.
O projeto é uma demonstração do compromisso da Tóquio 2020 de associar uma mensagem ecologicamente correta à realização dos Jogos Olímpicos. Há dois anos, a organização já havia divulgado que as medalhas que serão entregues aos atletas serão confeccionadas a partir de lixo eletrônico reciclado.
A coleta começou ainda em 2017, com smartphones e laptops antigos sendo separados para serem usados na implementação do objetivo. Os organizadores pretendem coletar 30,3 kg de ouro, 4,1 kg de prata e 2,7 kg de bronze.