Olimpíadas viram exemplo para Record no futebol

A Record já tem um argumento preparado para mostrar que tem condições de exibir o Campeonato Brasileiro de futebol no próximo triênio. A aposta da emissora paulista está baseada no histórico recente dos Jogos Olímpicos – o canal da Barra Funda terá exclusividade na veiculação da edição de 2012, que será realizada em Londres.

Vencedora de licitação sobre os direitos do evento, a Record desembolsou US$ 60 milhões para exibir os Jogos de 2012. Além disso, gastará algo em torno de US$ 12 milhões com a montagem da operação. Segundo a emissora, contudo, esse montante já foi recuperado.

Entre os Jogos Olímpicos de inverno de Vancouver, realizados no ano passado, e a edição de verão que será em Londres, a Record já tem R$ 320 milhões líquidos em caixa para seu projeto olímpico. A emissora vendeu oito cotas de anúncios para os dois eventos.

A operação comercial do projeto olímpico é o que a Record usa como argumento para mostrar que a emissora terá condições de arcar com os gastos de comprar o Campeonato Brasileiro de futebol. Além disso, essa história ajuda a mostrar aos clubes nacionais que o canal não tem grande rejeição no mercado publicitário.

“A licitação dos Jogos Olímpicos foi feita de maneira simples. O Jardim Bot”nico [Globo] chegou com US$ 30 milhões em um envelope, e nós oferecemos US$ 60 milhões. Disseram na época que esse valor seria inviável, mas nós conseguimos passar”, disse Walter Zagari, vice-presidente comercial da Record.

Outro motivo para os Jogos Olímpicos serem usados como par”metro é a audiência. A Record lembra que Vancouver-2010 teve um incremento de presença na grade em função dos bons resultados.

“Nós estreamos em uma sexta-feira de Carnaval, à noite, e achamos que daríamos dois ou três pontos. Tivemos média de 11. Nós havíamos dito que faríamos 24 horas de Vancouver, mas transmitimos 96 horas”, lembrou Zagari.

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