O site espanhol Palco23 divulgou, nesta terça-feira (3), um estudo feito pela consultoria Strock sobre os patrocínios da temporada 2019/2020 da LaLiga Santander, que teve início há três semanas. Ao todo, estão vigentes 320 contratos comerciais entre os 20 clubes da primeira divisão espanhola, que farão girar mais de € 930 milhões até o final de maio de 2020.
Entre as marcas, o que mais chama atenção é que o Top 3 é preenchido por três empresas que não colocam seus logotipos nas camisas dos clubes. O topo do ranking é ocupado pela Coca-Cola, cujos contratos consistem essencialmente no fornecimento exclusivo de água e refrigerantes para os clubes e também nos estádios que recebem o torneio. A marca tem parceria com absolutamente todos os 20 times que disputam a LaLiga.
Foto: Reprodução / Twitter (@CocaCola_es)
Em segundo lugar aparece o banco espanhol CaixaBank, que tem contratos com 17 clubes e ativa as parcerias principalmente com publicidade na televisão e ações de financiamento. A marca não possui acordo apenas com Athletic Bilbao, Celta e Real Sociedad.
O pódio é completado pelo site de apostas Bet365, que possui parcerias com oito equipes. Como é uma marca que tem como mercado principal a internet, o Bet365 concentra suas ativações principalmente nas redes sociais dos clubes.
Entre os setores que mais geram dinheiro para os clubes, mas que são bastante divididos entre diversas marcas estão cerveja e fornecimento de uniformes. Com relação ao mercado de cervejas, vale lembrar que a LaLiga assinou uma parceria global com a americana Budweiser. Entre os clubes, porém, a marca que mais possui contratos é a Mahou, com cinco equipes. Em seguida, vêm San Miguel, com quatro, e Damm, com três.
Já entre as marcas esportivas, os destaques ficam por conta da americana Nike e da espanhola Joma, com quatro clubes cada uma.
O setor automotivo também mereceu destaque no estudo da Strock e na avaliação do Palco23. Ao todo, são 17 acordos entre clubes e montadoras. Entre os principais times, a Audi renovou com o Real Madrid, e a Hyundai ainda tem contrato em vigor com o Atlético de Madrid, assim como a Alfa Romeo com o Valencia. A grande mudança ficou por conta do Barcelona, que deixou a Audi para fechar com a Cupra, marca de carros esportivos da Seat, que faz parte do grupo Volkswagen.