“Onipresente”, Coca-Cola é destaque entre marcas na LaLiga

O site espanhol Palco23 divulgou, nesta terça-feira (3), um estudo feito pela consultoria Strock sobre os patrocínios da temporada 2019/2020 da LaLiga Santander, que teve início há três semanas. Ao todo, estão vigentes 320 contratos comerciais entre os 20 clubes da primeira divisão espanhola, que farão girar mais de 930 milhões até o final de maio de 2020.

Entre as marcas, o que mais chama atenção é que o Top 3 é preenchido por três empresas que não colocam seus logotipos nas camisas dos clubes. O topo do ranking é ocupado pela Coca-Cola, cujos contratos consistem essencialmente no fornecimento exclusivo de água e refrigerantes para os clubes e também nos estádios que recebem o torneio. A marca tem parceria com absolutamente todos os 20 times que disputam a LaLiga.

Foto: Reprodução / Twitter (@CocaCola_es)

Em segundo lugar aparece o banco espanhol CaixaBank, que tem contratos com 17 clubes e ativa as parcerias principalmente com publicidade na televisão e ações de financiamento. A marca não possui acordo apenas com Athletic Bilbao, Celta e Real Sociedad.

O pódio é completado pelo site de apostas Bet365, que possui parcerias com oito equipes. Como é uma marca que tem como mercado principal a internet, o Bet365 concentra suas ativações principalmente nas redes sociais dos clubes.

Entre os setores que mais geram dinheiro para os clubes, mas que são bastante divididos entre diversas marcas estão cerveja e fornecimento de uniformes. Com relação ao mercado de cervejas, vale lembrar que a LaLiga assinou uma parceria global com a americana Budweiser. Entre os clubes, porém, a marca que mais possui contratos é a Mahou, com cinco equipes. Em seguida, vêm San Miguel, com quatro, e Damm, com três.

Já entre as marcas esportivas, os destaques ficam por conta da americana Nike e da espanhola Joma, com quatro clubes cada uma.

O setor automotivo também mereceu destaque no estudo da Strock e na avaliação do Palco23. Ao todo, são 17 acordos entre clubes e montadoras. Entre os principais times, a Audi renovou com o Real Madrid, e a Hyundai ainda tem contrato em vigor com o Atlético de Madrid, assim como a Alfa Romeo com o Valencia. A grande mudança ficou por conta do Barcelona, que deixou a Audi para fechar com a Cupra, marca de carros esportivos da Seat, que faz parte do grupo Volkswagen.

Sair da versão mobile