Os dez atletas ícones do marketing esportivo – final

No início da série comemorativa do aniversário de dez anos da Máquina do Esporte, trouxemos nesta semana a lista com os dez maiores atletas da última década. O ranking não teve apenas os nomes que mais faturam, ou que têm melhor performance. Mas os atletas que, de uma forma ou de outra, mudaram a cara do esporte

A lista está chegando ao fim. Você já viu aqui Neymar e Michael Phelps abrindo a ranking. A segunda parte teve Maria Sharapova e LeBron JamesCristiano Ronaldo e Tiger Woods foram sexto e quinto lugares, respectivamente, antecedendo Michael Jordan e David Beckham

Hora de conhecer os dois nomes mais importantes para o marketing esportivo desde o lançamento a Máquina do Esporte!

 

2 – Usain Bolt

O jamaicano só não está no topo da lista porque nosso líder é hor concours. A marca de Usain Bolt já foi avaliada em mais de US$ 250 milhões e a conta bancária dispara na mesma medida em que o atleta acumula feitos esportivos.

Atualmente, oito patrocinadores transformam a excentricidade do homem mais rápido do mundo em dividendos. Bolt ajudou a reinventar a Puma com os seus tênis dourados, mesma cor do carro presenteado pela Nissan, montadora da qual é embaixador.

Com presença mais do que garantida nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Usain Bolt é o principal responsável pela alta procura por ingressos para o atletismo na competição. Bolt já ultrapassou a barreira de personagem do esporte: é ídolo pop. E, por isso, fica com o nosso segundo lugar no ranking de atletas mais importantes para o mercado do esporte na década.

 

1 – Pelé

Aqui poderíamos dizer simplesmente: Pelé é Pelé. É autoexplicativo. Dispensa comentários. É o Rei. Só que cabe mais.

Antes de inventarem o tal marketing esportivo, o atleta do século sabia como poucas pessoas no mundo usar o poder da própria imagem. Foi assim que ele parou uma guerra. Foi assim que até os gols não marcados entraram para história. Sem internet. Sem redes sociais.

O valor da marca Pelé é imensurável, mas quem se atreveu a colocar seu nome na ponta do lápis apontou para algo em torno de US$ 500 milhões – entre as cinco marcas mais valiosas do mundo. Precisa de mais?

Alguém pode até tentar argumentar que os feitos do tricampeão mundial são, em sua maioria, anteriores ao nascimento da Máquina do Esporte. A resposta é simples: ele é atemporal. Tem museu com seu nome e ainda é um dos esportistas mais requisitados do mercado: só na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, ele faturou quase R$ 60 milhões com contratos publicitários. Tudo isso quase 40 anos após a sua aposentadoria.

 

TOP 10 marketing esportivo 2005 – 2015

10 – Neymar

9 – Michael Phelps

8 – Maria Sharapova

7 – LeBron James

6 – Cristiano Ronaldo

5 – Tiger Woods

4 – Michael Jordan

3 – David Beckham

2 – Usain Bolt

1 – Pelé

Sair da versão mobile