Os dez atletas ícones do marketing esportivo – parte 3

A Máquina do Esporte nasceu há dez anos. Em 2015, completamos uma década no ar mudando sua maneira de ver o esporte. E para comemorar estamos fazendo juntos uma viagem no tempo durante as próximas dez semanas. Dez listas. Dez nomes a cada ranking.  A cada semana, um tema diferente para refletir sobre a evolução do marketing esportivo na última década.

No início da série comemorativa do aniversário de dez anos da Máquina do Esporte, trazemos a lista com os dez maiores atletas da última década. O ranking não traz apenas aqueles que mais faturam, ou que têm melhor performance. Mas os atletas que, de uma forma ou de outra, mudaram a cara do esporte

Você já viu aqui Neymar e Michael Phelps abrindo a lista. A segunda parte teve Maria Sharapova e LeBron James. Quer saber quem ocupa a sexta e a quinta posições?

6 – Cristiano Ronaldo

Sabe qual é o perfil de Facebook mais popular do mundo? Com mais de 102 milhões de likes, Cristiano Ronaldo desbancou nada menos do que a rockstar colombiana Shakira na rede social no início deste ano.

Até pouco tempo, os torcedores diziam que o português era puro marketing. Com três títulos de melhor jogador do mundo no currículo, já não há quem duvide de seu potencial dentro de campo. Difícil é saber onde ele rende mais: nas quatro linhas ou fora delas.

O valor de mercado de Cristiano Ronaldo gira em torno de US$ 60 milhões, número que se mantém estável apesar do fim do namoro com a modelo russa Irina Shayk. Sim, até a vida amorosa do atacante do Real Madrid entra em jogo para avaliar seu poderio mercadológico.

Por essas e outras, o Ronaldo português já virou tema de estudo de uma universidade canadense: como se constrói uma lenda no futebol?

 

 

5 – Tiger Woods

Em 2009, Tiger Woods foi o primeiro atleta da história a atingir o primeiro bilhão de faturamento entre patrocínios, prêmios e cachês. Só isso já garantiria ao norte-americano um lugar no nosso ranking.

O golfista foi além e colocou a sua modalidade no mapa dos Jogos Olímpicos, a começar pelo Rio de Janeiro em 2016. Tiger Woods foi o principal personagem da campanha que pedia a inclusão do golfe na competição.

Sua estabilidade no esporte contradiz a turbulência que marca a sua vida pessoal, notícia graças ao status de celebridade de Tiger Woods.

 

Só faltam quatro lugares. Arrisca um palpite sobre o nosso TOP 4?

Sair da versão mobile