Demorou, mas o Palmeiras finalmente acertou o contrato de direito de transmissão para canais fechados do Campeonato Brasileiro. E o escolhido foi o Esporte Interativo, que poderá contar com provável campeão brasileiro em seu grupo de clubes parceiros.
Por enquanto, nenhuma das duas partes confirmam o acordo; ambos escolheram não se pronunciar oficialmente sobre o assunto. Mas, segundo a Máquina do Esporte apurou, a parceria será apresentada após o término da atual edição do Campeonato Brasileiro.
Pelo acordo, os jogos do Palmeiras na Série A do Campeonato Brasileiro serão exibidos pelo Esporte Interativo entre 2019 e 2024, período que abrange a maioria dos contratos da emissora do grupo Turner.
O Palmeiras foi o último dos grandes clubes a definir um contrato de televisão fechada. Sem urgência de caixa, a direção da equipe resolveu retardar a assinatura para conseguir o melhor acordo.
Agora, o Palmeiras encabeça os times do Esporte Interativo. Na Série A, a emissora da Turner já conta com Atlético-PR, Coritiba, Internacional, Ponte Preta, Santos e Figueirense. Bahia, Ceará, Criciúma, Fortaleza, Joinville, Paraná, Paysandu e Sampaio Corrêa também possuem acordo com o canal.
O desafio do Esporte Interativo é ter o máximo de times possíveis para não depender de um acordo com o Sportv para realizar transmissões. Pela legislação atual, uma emissora só pode exibir uma partida caso possua acordo de transmissões com as duas equipes em campo.
No atual cenário, o Esporte Interativo irá perder dois parceiros, Internacional e Figueirense, e irá ganhar apenas um, o Bahia. Com cinco equipes na Série A, as opções seriam escassas para a emissora.
Por outro lado, com o Palmeiras, o canal terá um dos grandes clubes do cenário brasileiro em termos de torcedores. Flamengo e Corinthians fecharam rapidamente com a Globo, e a esperança do Esporte Interativo havia caído sobre o São Paulo, mas não houve sucesso. Com o rival paulista, a emissora garante um dos cinco times de maior torcida do país, além de ser a segunda equipe do mercado paulista.
Outro grande clube do Brasil com o Esporte Interativo é o Internacional, mas a equipe gaúcha não ficará com a emissora até 2024. O clube resolveu retornar ao Sportv, e assinou acordo com a Globo entre 2021 e 2024.