Páginas na internet que usem a marca do Palmeiras e tenham receita com a venda de anúncios, por exemplo, poderão ter problemas em breve. O clube alviverde está analisando, em ação conjunta das diretorias de comunicação e jurídica, quais medidas poderá tomar para impedir que situações como essa aconteçam livremente.
“Nós estamos entrando em contato com donos de sites que usam a marca do Palmeiras, e a ideia é fazer uma reunião interna, chamar essas pessoas para conversar, para chegarmos a um consenso”, explica Leonardo Volterrini, diretor de comunicação e propaganda, principal entusiasta da ideia e responsável por comandá-la.
O intuito, em princípio, não é proibir que sites amadores usem o escudo palmeirense, e sim evitar que terceiros consigam gerar dinheiro por meio da exploração de propriedades do clube sem que paguem qualquer compensação. “Nós vamos focar nos de maior expressão, mas jamais com intuito de censurá-los”, afirma Volterrini.
A questão não é tão simples, contudo. Como ainda não existe legislação específica e suficiente para temas ligados à internet, sobretudo em relação a uso de marcas, o Palmeiras está tomando cuidados para não se precipitar, segundo o diretor de comunicação. O departamento jurídico, diz ele, está estudando o caso em função disso.
O clube paulista não pretende cobrar sites de cunho jornalístico, que normalmente empregam os escudos de clubes com intensa frequência. O foco, pelo menos no início, serão fóruns, blogs e sites que usem o símbolo palmeirense e aparentem gerar dinheiro sobre ele. “As pessoas têm que tomar cuidado com nossa marca”, conclui.