Palmeiras segue rivais e fecha com Globo

Arnaldo Tirone, presidente do time, reuniu-se com Globo nesta segunda

Arnaldo Tirone, presidente do time, reuniu-se com Globo nesta segunda

O Palmeiras é o 11º time a acertar contrato com a Globo para a cessão de seus direitos de mídia no Campeonato Brasileiro. O time alviverde oficializou nesta segunda-feira (4) acordo com a emissora para o período entre 2012 e 2015.

Anteriormente, a Globo já havia fechado com Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Grêmio, Santos, Sport, Vasco e Vitória. Todos esses vínculos têm a mesma longevidade do contrato assinado com o Palmeiras.

Entre os integrantes do Clube dos 13, portanto, apenas Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Flamengo, Guarani, Internacional, Portuguesa e São Paulo ainda não fecharam com a emissora carioca. Botafogo e Fluminense têm negociações bem encaminhadas, mas não assinaram contrato.

As negociações individuais de direitos de transmissão são uma das consequências do esfacelamento do Clube dos 13. O grupo começou a se dissolver politicamente quando estruturava o modelo de licitação para o Campeonato Brasileiro em diferentes mídias.

Na época, 15 times chegaram a dizer que não aceitariam negociar seus direitos de transmissão por intermédio da entidade. Além dos que fecharam com a Globo e de Botafogo e Fluminense, o grupo de dissidentes tinha Flamengo e Internacional.

O levante tem relação direta com uma determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que estipulou no ano passado o fim do direito de preferência da Globo na licitação. O órgão também emitiu parecer dizendo que as plataformas deveriam ser vendidas separadamente.

O Clube dos 13, então, chegou a estipular uma margem de 10% favoráveis à Globo na licitação – esse ágio, posteriormente, foi derrubado pelo Cade. A concorrência baseada em valores absolutos serviu como mote para uma revolta baseada na fragilidade política do grupo das equipes.

 A licitação do C13 teve apenas a RedeTV! como concorrente, e a emissora venceu com proposta de R$ 516 milhões por ano. A despeito de os dissidentes terem ignorado esse resultado, a entidade se valeu de procurações para assinar com o canal em nome de 15 equipes.

O grupo dos que não têm procurações nas mãos do C13 é formado por Corinthians, Santos, Palmeiras, Goiás e Fluminense.

Diante do impasse entre contratos individuais e o acordo do C13 com a RedeTV!, o Cade convocou representantes do grupo e da Globo para tentar entender o que está acontecendo na negociação. A tendência, porém, é que o órgão endosse os acordos feitos pelas equipes com o canal carioca.

Sair da versão mobile