O marketing do Guarani terá oportunidade que não tinha desde 2008, quando descendeu à segunda divisão Campeonato Paulista. O clube está negociando patrocínios e planejando ações para a Série B do Campeonato Brasileiro e quer acertá-los para o fim do Estadual de 2012, mas terá de se alinhar à Ponte Preta.
O time de Campinas está nessa situação por duas razões. A primeira foi a promoção à elite do torneio paulista, conquistada com o vice-campeonato na Série A2 desta temporada. Como o primeiro escalão do Paulista é mais atrativo a parceiros em potencial, incluir o campeonato nos pacotes oferecidos faz mais sentido.
O segundo motivo, relativo ao alinhamento com o departamento de marketing da Ponte Preta, é a necessidade de se aliar à principal rival para fortalecer as propriedades oferecidas em ambos os times. É mais fácil negociar patrocínios que englobem exposição em espaços nas duas equipes, e ações de marketing precisam ser parecidas.
“Nós não podemos fazer um programa de sócios-torcedores ou uma camisa com preços diferentes dos que faz a Ponte Preta”, explica Mercival Piron, diretor de marketing do Guarani. Embora as equipes não disputem pelo mesmo torcedor, nesse caso visto como cliente, ter valores idênticos ajuda ambas as gestões.
“Se o associado do Guarani tiver que pagar menos do que o da Ponte, com certeza o torcedor deles vai reclamar”, prossegue Piron. Em relação aos patrocínios, os rivais de Campinas têm negócio com o Atacadão Guaruja fechado para a Série B desta temporada. As outras propriedades estão sendo negociadas, ainda sem acerto.