Para atrair fãs, Campeonato Inglês quer fazer rodada no exterior

Manchester Utd. faz jogo de pré-temporada nos EUA

A direção da Premier League ressuscitou a polêmica ideia de realizar uma rodada no exterior visando aumentar ainda mais a popularidade do Campeonato Inglês fora do país. O torneio é hoje a competição nacional mais rentável da Europa.

A ideia inicial apareceu em 2008, motivada pelo sucesso de jogos da pré-temporada da NBA no exterior, particularmente na Inglaterra. Na ocasião a proposta foi a realização de uma 39ª rodada no exterior. A ideia foi logo abandonada, após enfrentar resistência de alguns clubes, além de oposição de torcedores, TV e até do governo.

Dois anos depois, a proposta novamente veio à tona. Dessa vez, foi logo rejeitada por Richard Scudamore, diretor-executivo da Premier League.

A cobiça dos cartolas, porém, ressurgiu após as bem-sucedidas iniciativas de NFL e NBA de fazerem jogos da temporada regular no exterior. Agora, acredita-se que a promoção de uma rodada no exterior possa vingar até o final da década.

Para que o projeto seja efetivado, porém, falta aparar algumas arestas. A ideia inicial era realizar uma 39ª rodada do torneio, o que foi logo rejeitado pelos clubes. A nova ideia é fazer partidas fora do Reino Unido na 38ª rodada. Para isso, é necessária a aceitação dos clubes que teoricamente seriam prejudicados por ficar com um jogo a menos como mandante.

Outro entrave para o projeto ser levado adiante é que o próximo contrato de TV, com validade de três anos, já está sendo elaborado com base no formato atual.

Apesar de todos os problemas, porém, Scudamore tem mostrado estar mais receptivo com a ousadia de realizar uma rodada fora do país. Para ele, os clubes veem no exterior uma nova fonte de obtenção de receitas, especialmente em tempos de fair play financeiro.

“Os clubes queriam [rodada no exterior] e provavelmente ainda querem. Isso vai acontecer em algum momento, seja qual for ele. Quem sabe?”, questionou o dirigente durante lançamento da atual temporada, em agosto.  

A boa aceitação de público em amistosos de pré-temporada no exterior, especialmente nos Estados Unidos, tem incentivado os clubes a partir para esse tipo de iniciativa em busca de renda extra. O Manchester United visa a obtenção de fãs norte-americanos. Mais de 109 mil torcedores assistiram ao time jogar contra o Real Madrid, em amistoso disputado em Michigan, há dois meses.

Do atual contrato de TV, no valor de € 7 bilhões (R$ 21,2 bilhões), uma parcela significativa de renda já vem do exterior: 38% (€ 2,67 bilhões ou R$ 8,1 bilhões).

Sair da versão mobile