Na última quarta-feira, o Sport resolveu premiar um torcedor de forma inusitada. O clube sorteou um sócio-torcedor que estivesse presente no estádio e anunciou no sistema de som da Arena Pernambuco o seu nome. Como prêmio, ele ganhou uma viagem para assistir ao seu time contra o Bahia, em Salvador.
O músico Gustavo Costa Pereira irá viajar com a delegação e irá ficar na concentração com o elenco do Sport. “Sensação melhor até do que ganhar a Copa do Brasil”, revelou o premiado à diretoria de marketing do clube. No Facebook do Sport, o premiado disse que, quando teve seu nome chamado, pensou que ganharia, no máximo, a nova camisa do clube.
Entre algumas alternativas para atrair e reter sócios, alguns clubes brasileiros têm apostado na experiência que o torcedor não poderia sem o próprio clube. Na foto abaixo, por exemplo, está a ação do Palmeiras feita contra o Goiás, em maio, quando um sócio-torcedor perfilou com o time na hora do hino nacional.
A prática não é uma novidade em mercados de marketing esportivo mais desenvolvido. Dar uma experiência única ao consumidor costuma ser o grande trunfo de patrocinadores de qualquer grande evento esportivo. Na Copa do Mundo, por exemplo, foi possível virar fotógrafo de campo, graças à Sony, ou entrar com os times carregando uma bandeira, graças à Coca-Cola.
No Brasil, isso ainda é raro, mas os próprios clubes têm tomado iniciativa. O consumidor, no caso, é o sócio. “Queremos valorizar o sócio com algo diferente, com uma experiência. E valorizar não só o sócio, mas também aquele que vai ao estádio”, explicou o diretor de marketing do Sport, Sid Vasconcellos.
Outras ações feitas pelos clubes:
Palmeiras: Em maio, selecionou um torcedor entre os mais bem colocados no programa Avanti para cantar o hino nacional perfilado com o time.
Grêmio: Colocou jogadores para ligar diretamente para sócios pedindo apoio ao time após a Copa do Mundo.
Avaí: Faz sorteios envolvendo sócios: aniversariantes do mês podem ficar no túnel de entrada dos jogadores. Em todos os jogos, dois torcedores são sorteados para tirar foto com o time em formação antes do jogo.
Santos: Quando o goleiro Aranha completou 100 jogos pelo clube, ligou pessoalmente para um sócio-torcedor convidando-o para assistir a partida. Também levou dez associados para participarem do evento de apresentação de Leandro Damião, maior contratação do ano.