A queda do Guarani para a Série B do Campeonato Brasileiro fez o clube alterar drasticamente a estratégia de patrocínios. Se na elite a equipe de Campinas optou por priorizar aportes pontuais, a fim de usufruir da visibilidade gerada pelos rivais para conseguir melhores acordos, no segundo escalão a ordem é diversificar fontes de receita.
Para tanto, o time criou departamento comercial, até então inexistente. A nova área, subordinada à diretoria de marketing, terá como função prospectar novos negócios, desde a negociação de novos patrocínios até a exploração de produtos licenciados. Como o Guarani completa 100 anos em 2011, pretende-se usar o centenário como tema.
“A criação do departamento comercial faz parte da profissionalização dentro do clube, mudanças que o torcedor não vê, mas que com certeza irão atender à nossa demanda”, explica Mercival Piron, diretor de marketing da equipe alviverde. “Será uma sub-divisão interna, e todo o resto irá continuar na mesma formatação”, completa.
A primeira etapa será a formação de profissionais específicos para função. Como a área do marketing esportivo ainda não está completamente sedimentada no Brasil, o Guarani terá de adaptar funcionários para a área de negócios. “Teremos de ser criativos para superar a queda e a Série A2 do Paulista”, finaliza Piron.