Para jornal, Espanha pode cobrar direitos de rádios

O Campeonato Espanhol de futebol pode mudar drasticamente nesta temporada a distribuição de seus direitos de mídia. Segundo o jornal “As”, a Liga de Futebol Profissional (LFP) do país estuda começar a cobrar para liberar transmissões da competição em emissoras de rádio.

Esse assunto foi debatido em reunião da LFP na última semana. A decisão da entidade foi convidar representantes das principais emissoras de rádio do país e discutir rotas possíveis para esse segmento. O que a instituição não admite é seguir sem faturar nada pela cessão dos direitos da competição.

Ainda de acordo com o diário espanhol, a LFP já estabeleceu até uma meta de faturamento com rádios. A ideia da entidade é amealhar entre 15% e 20% do que as emissoras têm de receita publicitária em transmissões do Campeonato Espanhol.

Um grupo formado por equipes menores queria que a cobrança fosse imposta a partir do início da próxima temporada e que os representantes das rádios sequer fossem ouvidos. A reunião foi acertada por intervenção principalmente do Real Madrid.

Caso a liga comece realmente a cobrar pelos direitos de transmissão nas rádios, o início da carga é outro dilema. Existe até a possibilidade de o novo sistema começar ainda nesta temporada, a partir do segundo turno.

Sair da versão mobile