Para promover modalidade, rúgbi faz campo provisório na praia de Copacabana

Jogadores da seleção brasileira masculina de rúgbi

Em ação para ajudar a popularizar a modalidade no Brasil, a CBRu (Confederação Brasileira de Rúgbi) e a World Rugby (federação internacional) irão lançar um campo na praia de Copacabana. A estrutura, que ficará na altura do número 1130 da Avenida Atlântica, estará no local pelo menos até a Olimpíada do Rio de Janeiro-2016. Os Jogos cariocas marcam o retorno do esporte ao programa olímpico após 92 anos de ausência.

O campo será aberto ao público a partir da próxima quarta-feira (dia 24). O lançamento terá uma partida amistosa entre jogadores brasileiros, e contará com a presença de Brett Gosper e Bernard Lapasset, respectivamente, CEO e presidente da federação internacional, além de Sami Arap Sobrinho e Agustin Danza, presidente e CEO da CBRu.

A iniciativa tem apoio de Bradesco e Unilever, dois dos patrocinadores da confederação brasileira. “O objetivo é disseminar e popularizar o esporte na cidade-sede dos Jogos Olímpicos”, afirmou Danza, em entrevista à Máquina do Esporte.

Segundo o dirigente, o Brasil é um dos países-chave no projeto de expansão da federação internacional. A entrada no programa olímpico demanda maior interesse pelo rúgbi, mas também desafios. O esporte já está garantido pelo menos até a Olimpíada de Tóquio-2020. Depois, como toda modalidade, irá passar pelo crivo da Assembleia do COI (Comitê Olímpico Internacional) para continuar no evento

“Temos que aproveitar essa oportunidade incrível para divulgar o esporte no Brasil. Sabemos que o torneio de rúgbi irá atrair muitos torcedores estrangeiros. Queremos que haja também engajamento entre o público brasileiro”, aponta Danza.

No mesmo dia, a entidade também lança o projeto Impact Beyond, que tem como principal objetivo colocar o rúgbi em 1.000 escolas da rede pública e privada do Rio de Janeiro, gerando um legado olímpico para a cidade. No lançamento, haverá uma clínica para cerca de 500 crianças na zona militar de Deodoro (zona oeste do Rio), local onde serão disputadas as partidas de rúgbi dos Jogos Olímpicos.

Sair da versão mobile