Para proteger marcas, Fifa vai mudar fan fests

Possibilidade de manifestações assusta Jérôme Valcke, da Fifa - Crédito Tanya Rego / Agência Brasil

Possibilidade de manifestações assusta Jérôme Valcke, da Fifa – Crédito Tanya Rego / Agência Brasil

Aflita com a possibilidade de haver mais protestos durante a Copa, a Fifa vai mudar os locais dos fan fests, áreas abertas para que o público assista às partidas. Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade, confirmou que os planos serão reajustados por questão de segurança.

“Depois do que aconteceu em junho, das manifestações, por razões de segurança, estamos abertos a mudar os locais para áreas mais seguras”, disse o cartola a repórteres em Florianópolis, onde ocorre um evento para as comissões técnicas das 32 seleções que virão ao país.

As mudanças serão feitas para proteger os interesses dos patrocinadores, que pagaram US$ 350 milhões, ao todo, para se associar ao torneio. Os fan fests terão as marcas amplamente expostas, e elas podem ser hostilizadas por manifestantes.

É o segundo revés que a Fifa tem em curto espaço de tempo relacionado às fan fests. Dias atrás, a cidade de Recife divulgou que não vai mais gastar R$ 11 milhões para organizar um desses eventos. A atitude, inclusive, incomodou Valcke. “Nós podemos discutir sobre um monte de coisas, mas quando é um comprometimento financeiro, por que deveríamos mudá-lo?”, disse o secretário-geral da Fifa. “Não há nenhuma razão. É um acordo que foi assinado anos atrás”.

Sair da versão mobile