Paralimpíada tem ‘robô online’ para informações turísticas

Página do site que reponde dúvidas turísticas

A Harlio, startup brasileira focada no desenvolvimento de chatbot, disponibilizou a ferramenta AskRio2016 também para a Paralimpíada. Através de inteligência artificial, o chatbot (espécie de robô virtual) responde questões turísticas feitas pelos visitantes do Rio. Durante a Olimpíada, houve mais de 500 usuários e 5.000 mensagens foram trocadas através do instrumento.

Sem precisar de download e de forma gratuita, o chatbot trabalha 24h por dia gerenciando perguntas e respostas automaticamente sobre a cidade dos Jogos Paralímpicos. Locais das competições, eventos e dicas turísticas são algumas das informações compartilhadas na troca de mensagens entre usuários e programa.

“Uma das vantagens é que não há necessidade de download de aplicativos e você pode obter todas as informações necessárias apenas usando o Messenger, poupando a memória dos smartphones dos usuários”, conta Diego Ramiro, um dos sócios da Harlio.

Segundo ele, a conversa pode ser iniciada pelo serviço de mensagens do Facebook após um login do usuário.

Em abril, o Facebook disponibilizou ferramentas para desenvolvedores de outras empresas criarem chatbots no messenger, seu aplicativo de mensagens. A novidade representa um grande avanço sobre os aplicativos tradicionais com um custo de desenvolvimento 70% mais barato que um aplicativo. O chatbot pode ser utilizado em diversos setores do mercado como e-commerce, food delivery, diversão e suporte ao cliente.

Sair da versão mobile