Parceiro do Twitter, Itaú tem destaque na rede social

Grandes eventos esportivos costumam ser um prato cheio para as redes sociais, especialmente o Twitter, pela capacidade de abranger o “tempo real” dos jogos. Por isso mesmo, marcas têm apostado na presença da ferramenta e, por enquanto, o maior destaque no Brasil tem ficado com o Itaú, patrocinador da seleção brasileira.

Os dados foram levantados pelo próprio Twitter, por meio da ferramenta Share of Voice. Eles consideram o período de toda a primeira fase da Copa do Mundo, com a presença de citação de perfis, nomes das marcas, hashtags, entre outros. Pelo critério, ninguém foi mais lembrado na rede do que o Itaú. McDonald’s, Budweiser, Vivo e Coca-Cola completam os cinco primeiros colocados. Todos patrocinam ou a seleção brasileira ou a Copa do Mundo.

O Itaú, inclusive, foi um dos parceiros do Twitter no projeto da rede social para maximizar as ativações de marcas durante a Copa do Mundo. Não foi a única, por sinal. Companhias como Ambev, Vivo e McDonald’s também participaram do projeto que visou criar soluções para que cada um tenha mais engajamento entre seus clientes e entre fãs de futebol.

Foto: Reprodução / Twitter (@itau)

Para conseguir destaque no Twitter, o Itaú tem tido vida bastante ativa na rede social. Em conteúdo, a aposta tem sido principalmente na mascote da seleção brasileira, o Canarinho Pistola, e na música criada para o Mundial, a continuação de “Mostra tua força, Brasil”. A canção, criada para a Copa do Mundo de 2014, já ganhou mais duas versões para o evento deste ano, com vídeo no YouTube que passou de 40 milhões de visualizações.

As apostas das principais marcas têm variado conforme a linha adotada para o Mundial. A Vivo mistura imagens de Gabriel Jesus com Ivete Sangalo, enquanto o McDonald’s tem feito uso intenso da parceria com Neymar. Já a Budweiser tem se beneficiado da propriedade comprada na Fifa, que a faz ser responsável pela escolha do melhor atleta de cada partida.

O próprio Twitter selecionou algumas mensagens que foram colocadas como exemplo de conteúdo que gera maior interação. Entre os destaques, está a provocação do McDonald’s à Alemanha, após o país ser eliminado do Mundial. A brincadeira da Coca-Cola, que fez um trio de ataque com dois refrigerantes da marca e um Guaraná Jesus no meio, também foi citada.    

Mas não são apenas os patrocinadores que têm se destacado. Na lista de marcas mais citadas, estão Magazine Luiza, Skol e Uber. O Magazine Luiza, por exemplo, tem brincado bastante com alguns “memes” da Copa do Mundo, além de abusar dos posts torcedores ao longo das partidas.

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