Uma parceira dos Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres, pode motivar um boicote ao evento. A Índia começou a discutir na semana passada uma forma de protestar por conta da presença da Dow Chemical, empresa que será responsável por custear a cobertura do estádio olímpico.
A Dow Chemical deve investir sete milhões de libras no projeto. O problema é que a companhia é proprietária da Union Carbide, empresa que em 1984 causou o maior acidente industrial da história da Índia.
Na época, o vazamento de 40 toneladas de gases tóxicos matou quase dez mil pessoas em apenas uma noite. Até hoje, o governo indiano ainda persegue uma indenização da Dow Chemical pelo desastre.
A Union Carbide chegou a pagar 300 milhões de libras de indenização, mas o governo exige 1,1 bilhão de libras da empresa. Por isso, o ministro do Esporte do país, Shivraj Singh Chauhan, defende um boicote a Londres-2012.
Um grupo de atletas locais assinou uma petição ao governo para defender o protesto. “Nós sentimos que essa associação dos Jogos Olímpicos vai contra os princípios básico”, diz o texto assinado pelos esportistas.