Paris usa atletas e oficializa candidatura para Jogos Olímpicos de 2024

Painel de candidatura de Paris-2024

Paris anunciou oficialmente nesta terça-feira sua intenção de organizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024. O evento oficial foi organizado pelo Comitê Olímpico Francês, que contou com a presença de grandes nomes do esporte do país, além da prefeita da capital, Anne Hidalgo.

O comitê local quis coincidir a apresentação da candidatura com o dia olímpico, que se celebra em 23 de junho data do nascimento do COI (Comitê Olímpico Internacional), ocorrido em Paris, em 1894.

Paris já foi sede olímpica em duas oportunidades. Em 1900, na segunda edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, e em 1924. A capital francesa, porém, vem de uma sequência de tentativas frustradas de voltar ao centro do movimento olímpico. A última candidatura frustrada foi para a Olimpíada de 2012, quando era considerada a favorita, mas perdeu a eleição para Londres.

Na ocasião, o Comitê Olímpico Francês lançou a candidatura em 14 de julho, dia nacional da França. Outra mudança em relação àquela ocasião é que a candidatura foi apresentada por grandes atletas, como a tenista Marion Bartolio e o jogador de basquete Nicolas Batum.

O presidente do comitê de candidatura é Bernard Lapasset, também mandatário da Federação Internacional de Rúgbi. Segundo ele, há apoio de todas as esferas de governo à iniciativa.

“É maravilhoso receber um apoio público tão significativo e o verdadeiro respaldo dos atletas”, afirmou o dirigente, que destacou que Paris busca “um futuro emocionante e valente ao mesmo tempo em que segue fiel às suas ricas tradições esportivas e culturais”.

A prefeita Hidalgo anunciou que o projeto irá integrar a cidade, com ênfase especial na juventude para “mostrar a unidade e solidariedade de uma cidade cosmopolita”. A política tinha inicialmente mostrado reticente à candidatura parisiense, mas acabou se engajando no projeto.

A presidência da França divulgou comunicado de apoio à candidatura considerando que “trata-se de um momento único para que toda uma geração se uma e mostre ao mundo o melhor da França”. “O Estado fará tudo para acompanhar o movimento esportivo e apoiar esta candidatura, que será exemplar do ponto de vista ambiental, econômico e cidadão”, afirmou o governo. 

Sair da versão mobile