Parque Olímpico vira centro único para ativações de marca

O Parque Olímpico de Londres foi o local escolhido pelas empresas para ativarem o patrocínio aos Jogos. O local em que acontece a maioria das competições da edição de 2012 das Olimpíadas é praticamente o único que recebe um tratamento especial das empresas que patrocinam o evento.

A reportagem da Máquina do Esporte acompanhou, nos últimos dias, as competições de ciclismo, tênis, vôlei, judô, boxe, esgrima, tênis de mesa, ginástica e vôlei de praia, que acontecem fora do Parque Olímpico. Em todas elas, as marcas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos e do Comitê Olímpico Internacional têm optado por não fazer ações de relacionamento com o público presente nas arenas.

Na ExCel Arena, onde ocorrem as competições de esgrima, boxe, judô, tênis de mesa e ginástica, as únicas empresas que têm alguma exposição são a Coca-Cola, que tem alguns totens de venda de refrigerantes, e a Visa, com os caixas para retirada de dinheiro. As demais empresas não tiveram qualquer marca exposta no complexo.

Em Wimbledon, a Omega colocou apenas um totem anunciando ser patrocinadora oficial das Olimpíadas nos corredores secundários do complexo. A ação, porém, se justifica. Essa foi a forma encontrada pela fabricante suíça de relógios de se fazer presente dentro do complexo de tênis, que é patrocinado pela concorrente Rolex nas competições do Grand Slam do calendário regular da modalidade.

Já no vôlei, tanto na quadra quanto na praia, as marcas optaram por não fazer ações com o público. Outro lugar em que as marcas não estão presentes é no ciclismo de estrada, cujas provas foram realizadas nas ruas da cidade de Londres.

O cenário é bem diferente daquele encontrado no Parque Olímpico. Coração das Olimpíadas, o local que recebe o maior fluxo de torcedores durante os Jogos foi o escolhido pelas marcas para fazerem ações de relacionamento com o público presente nas diferentes arenas.

O McDonald”s, por exemplo, instalou dois restaurantes para servir comida, sendo um deles o maior da Europa. Já a Coca-Cola montou um centro de entretenimento tendo como motivo a música oficial dos Jogos Olímpicos, além de promover um tour pelo Parque Olímpico com pessoas cantando o tema olímpico. Da mesma forma, Panasonic, BP, Acer e British Airways criaram ações para os torcedores. 

A situação é curiosa, uma vez que faz com que quem não frequente o parque fique com a sensação de que as marcas ainda estão distantes dos Jogos Olímpicos. 

*Os repórters viajam a convite da Adidas e da Oakley

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