Parsons confirma favoritismo e assume comitê paralímpico internacional

Andrew Parsons, em evento anterior ao Rio 2016 (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Em eleição realizada na última sexta-feira (08), em Abu Dhabi, o brasileiro Andrew Parsons foi eleito presidente do Comitê Paralímpico Intencional. O dirigente ocupará o cargo pelos próximos quatro anos.

Favorito à presidência, o brasileiro não teve dificuldade nas eleições. Parsons foi eleito no primeiro turno e deixou para trás o canadense Patrick Jarvis, o dinamarquês John Petersson e a chinesa Heidi Zhang. O dirigente foi eleito com 84 votos dos 162 totais.

Parsons foi presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro entre 2009 e 2017. Desde 2013, ele era vice-presidente do comitê internacional. Ele assume o lugar do britânico Philip Craven, que esteve no comando da entidade nos últimos 16 anos.

O Comitê Paralímpico foi fundado em 1989 e teve apenas dois presidentes deste então; Parsons será o terceiro. O canadense Robert Steadward ficou no poder da entidade até 2001.

O brasileiro afirmou que a prioridade de sua administração será a aproximação com o Comitê Olímpico Internacional, já que “o esporte se encontra em um momento difícil” e ambas entidades têm interesses em comum. “É fundamental que a gente trabalhe juntos, cooperando, e estou certo de que faremos isso”, afirmou o novo presidente.

Pelo COI, Parsons faz parte da Comissão de Rádio e Televisão e da Coordenação dos Jogos de Tóquio 2020.

Sair da versão mobile