O meia Iniesta, que decidiu deixar o Barcelona, é o novo jogador do Vissel Kobe, time de futebol do Japão ligado à empresa Rakuten.
A contratação do jogador se deu pela relação da Rakuten com o Barcelona, clube patrocinado por ela. Iniesta foi contratado por Hiroshi Mikitani, que é presidente da Rakuten e se tornou amigo do atleta.
A contratação de Iniesta tem como objetivo ampliar as vendas da Rakuten na Ásia e ainda incrementar a base de fãs do Vissel Kobe. O acordo ainda contempla uma ajuda do Barcelona na promoção do clube japonês. O objetivo do Vissel é se tornar o principal clube de futebol da Ásia.
Além da atuação como atleta e embaixador do time, Iniesta contribuirá com a formação de novos jogadores. Ele levará uma metodologia de treinamentos para ser aplicada nas categorias de base do Vissel Kobe.
Curiosamente, esse é o segundo jogador que o Barcelona “perde” por causa de um patrocinador. Xavi foi outro que deixou o clube para jogar no futebol do Qatar, cujo governo apoiava o time espanhol.