Patrocinador do Sunderland é alvo de suspeita

O patrocínio assinado pelo Sunderland e a organização Invest in Africa na última semana está sob suspeita na Inglaterra. A empresa que controla a fundação, a petroleira Tullow Oil, está sendo acusada de diversas irregularidades em suas atividades comerciais no continente africano.

Em anúncio na última segunda-feira, David Miliband, vice-presidente do Sunderland, afirmou que o acordo de dois anos com a organização sem fins lucrativos é uma referência para a Premier League e o melhor acordo comercial já firmado pelo clube.

ONGs da Inglaterra e da África mostraram sua preocupação com o acordo. Elas afirmam que a companhia busca legitimar com a parceria seu crescimento em faturamento, que no ano passado chegou a 600%. Ele ainda criticam a Tullow Oil por não divulgar detalhes dos contratos que assina e mantém com governos africanos.

“Nós não publicamos os contratos em todos os países porque somos obrigados a manter alguns deles em sigilo”, afirma George Cazenove, chefe de assessoria de imprensa da Tullow Oil.

O pesquisador Ben Amunwa da Platform, entidade que fiscaliza as companhias petroleiras e suas atividades, afirma que as operações da Tullow em Gana, onde a companhia tem seus poços mais valiosos, danificou diversos comércios locais. “As comunidades pescadoras mais afetadas da região oeste tiveram seus tradicionais meios de subsistência ameaçados”, diz Amunwa.

“Os projetos de responsabilidade social da Tullow tem uma imagem brilhante, mas as ONGs locais afirmam que são fragmentados e não têm sido integrados aos projetos de desenvolvimento regional”, afirma ainda o pesquisador.

Alguns críticos do acordo dizem que a Tullow recebe de volta dos governos o investimento em ações de responsabilidade social. Cazanove descarta essa possibilidade: “Nós pedimos de volta os custos de exploração quando descobrimos petróleo, mas os custos de ações de responsabilidade social não são recuperáveis”.

“Invest in Africa não é uma companhia de fachada para a Tullow Oil. Um dos sócios fundadores e nosso CEO, Aidan Heavey, está envolvido intimamente nela. Está clara a intenção de que outros parceiros se juntarão à Tullow nesse projeto, e o acordo com o Sunderland é uma chamada para que isso aconteça” completa Cazenove.

Alguns fanáticos do clube inglês já se mostram céticos sobre a parceria. “É importante perceber que não é tudo só pelo dinheiro”, declara Martin McFadden, editor de uma revista de fãs do Sunderland.

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