A Arcor passou a ser patrocinadora do Palmeiras no fim de março passado. Com contrato válido até o fim do Campeonato Paulista, a empresa disse buscar visibilidade por meio da parceria com o clube. Agora, diante da Páscoa, justamente quando a empresa mais lucra com chocolates, os torcedores palmeirenses serão os únicos entre as maiores equipes que não poderão consumir produtos da marca.
A empresa lançou de novo a série “Fanáticos por Futebol”, composta por ovos de chocolate de Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Flamengo, Fluminense, Santos e Vasco. Com São Paulo e Corinthians, que não integram essa coleção, a Arcor deu um jeito e criou chocolates com formato de camisas de futebol. Mas para o Palmeiras, do qual é parceira, não haverá um doce nesta Páscoa.
A Arcor não sabe dizer por qual razão esqueceu o único time de futebol da qual é patrocinadora. Em meio à confusão causada pelo recall dos ovos de chocolate Rapunzel, feito na última terça-feira, a empresa alegou à Máquina do Esporte que não tem condições de apurar por que o Palmeiras não é um dos clubes com a qual acertou a criação de produtos licenciados, pelo menos até antes do término da Páscoa.
O Palmeiras tampouco sabe dizer o que aconteceu. Ed Jackson, responsável por licenciamentos no time alviverde, diz que ainda não conseguiu se reunir com o estafe da Arcor e com o gerente de marketing do clube, Francisco Gallucci Neto, para discutir a ativação do patrocínio por meio de produtos. Existe, segundo ele, previsão de distribuir chocolates com a marca palmeirense, mas não agora.
“O patrocínio foi fechado há duas semanas, então ainda não conseguimos nos reunir. Provavelmente na semana após a Páscoa deveremos sentar para falar sobre isso. Nós temos ovo com a Nestlé e chocolates com a Lugano, um projeto mais caseiro, mas ainda não com a Arcor. Talvez, em algum momento, eles desviaram a atenção para o patrocínio e não pensaram nos chocolates”, justifica Jackson.
Quando o patrocínio à equipe paulista foi anunciado, no fim de março, Oswaldo Nardinelli, diretor-geral da empresa, havia dito que buscava estreitar laços com o público. “Essa parceria permitirá uma exposição maior da marca, e com isso uma identificação por parte dos consumidores”, afirmou ele, em nota. Caso ele consiga de fato criar essa identificação, no entanto, ela só será aproveita na Páscoa de 2013.