A Maratona de Londres, uma das seis Majors, as seis principais provas da distância disputadas no mundo, será realizada no próximo domingo (28). Pelo segundo ano consecutivo, a New Balance é patrocinadora oficial da prova e decidiu ativar o aporte não só na capital britânica mas também no mercado brasileiro.
Como Londres é conhecida, entre outras coisas, pela grande quantidade de pubs, a marca americana quis usar isso a seu favor de uma maneira diferente. Desde fevereiro, em parceria com o aplicativo Strava, a New Balance abriu um pub batizado de “The Runaway”. Lá, os corredores podem registrar os próprios treinos e recebem, como consequência, um cartão digital. Nele, os quilômetros percorridos são transformados em moedas que, acumulados, podem ser trocados por cerveja.
Além disso, o pub acabou virando um verdadeiro centro de treinamento. No primeiro andar, os atletas encontram uma academia e podem contar com treinos de musculação e aula de alongamento, entre outras atividades proporcionadas pela New Balance.
A marca ainda criou uma coleção oficial da Maratona. Alguns dos produtos ganharam uma estampa de mosaico especial que ilustra diversos pontos turísticos de Londres e mistura as palavras “doar” e “contribuir”, traduzidas para diversas línguas. A ideia é mostrar que a cidade é uma espécie de epicentro de várias culturas diferentes.
A combinação das duas palavras tem como objetivo se tornar um incentivo aos participantes: enquanto “doar” inspira os corredores a se entregarem na corrida e receberem todo tipo de reconhecimento pelo treinamento, o termo “contribuir” traz a ideia de valorizar o tempo, o dinheiro e o esforço em relação ao evento, que é visto não somente como uma prova mas também como um marco no espírito coletivo de Londres. Com o lema #everybodysrace, a ação impulsiona os corredores e ainda conta, para isso, com um vídeo que mostra cinco participantes durante a preparação.
A New Balance ainda produziu um novo tênis em homenagem à Maratona londrina. O Fresh Foam 1080 V9 London Edition, que chegou às lojas brasileiras no início deste mês, possui características como uma cor esverdeada, exclusiva do modelo, e palmilha estampada com o mosaico de palavras. O clássico “N” da marca aparece ilustrado com a frase “Run Ldn”, presente também na parte de trás da entressola. Por último, as pontas do cadarço possuem os termos de incentivo “Run Forward” e “Give Back”.
A marca enviará a Londres cinco representantes. Além do atleta profissional Fredison Costa, estarão correndo pelas ruas da capital britânica os amadores Valery Mello e Eduardo Suzuki (do portal Tênis Certo), Sérgio Rocha (do canal Corrida no Ar) e o jornalista esportivo Bruno Piccinato (do Esporte Fantástico da TV Record). Além da própria New Balance, o grupo contará com o apoio da British Airways e da agência de turismo Sub Viagens.
Com as ativações à Maratona de Londres, que terá 40 mil corredores na edição 2019, a marca americana reforça o investimento global no setor de running. Além da prova britânica, a fabricante também é patrocinadora de outras grandes provas, como a Maratona de Nova York (outra das Majors), e as de Sevilha (ESP) e Toronto (CAN). No Brasil, a New Balance possui um circuito de provas de 15K que passará por quatro capitais do país em 2019.