A exatos dois anos da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, a Toyota anunciou nesta terça-feira (24) que pretende usar carros elétricos na Vila dos Atletas durante a disputa da competição. Os veículos movidos a bateria também estarão disponíveis no local para os Jogos Paralímpicos na sequência.
Patrocinadora que faz parte do programa TOP de parceiros do Comitê Olímpico Internacional (COI), a Toyota será responsável por fornecer uma frota de 3 mil carros oficiais para Tóquio 2020. Assim, a empresa vai aproveitar para mostrar ao mundo, na Vila dos Atletas, um espaço de cerca de 44 hectares à beira-mar, em plena Baía de Tóquio, seu conceito ecologicamente sustentável.
Foto: Divulgação / Toyota
De acordo com a montadora japonesa, a ideia é utilizar modelos como o Toyota Mirai, primeiro carro de célula de combustível produzido em massa, e o Sora, um ônibus de célula de combustível. A empresa ainda divulgará durante a competição seu novo veículo Concept-i, que reconhece as emoções e preferências dos motoristas usando tecnologia de inteligência artificial.
“Se alguém quer assumir um desafio, e se mexer é o que está impedindo, a Toyota gostaria de ajudar a resolver esse problema. Queremos que a mobilidade seja uma possibilidade, não um obstáculo”, declarou Akio Toyoda, presidente e CEO da Toyota, que deixou claro o objetivo de apoiar especialmente idosos e deficientes.
A Toyota é patrocinadora TOP do COI desde 2017, após um acordo especulado em US$ 835 milhões pela imprensa japonesa. O contrato, fechado até 2024, inclui os Jogos Olímpicos de Inverno disputados no início deste ano em PyeongChang, na Coreia do Sul, além dos Jogos de Inverno de 2022 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 e 2024.