As patrocinadoras dos Jogos Olímpicos estão aproveitando a proximidade do evento para promover o lançamento de produtos com a marca Rio 2016. É mais uma maneira de ativar o patrocínio e aumentar o engajamento com consumidores e torcedores ansiosos pelo início das competições.
A pioneira do movimento foi a Nissan, que lançou o March Rio 2016 justamente em março. Foram fabricadas apenas mil unidades do carro, com numeração de 0001 a 1.000, tornando cada veículo exclusivo. O automóvel, que custa R$ 53 mil, possui uma série de detalhes em laranja em referência à cor usada no logotipo dos Jogos do Rio. A marca do evento estampa o porta-malas e o para-lamas dianteiro.
Em julho, a Omega lança outro produto premium: o relógio Seamaster Diver 300M Rio 2016. O mostrador preto traz as famosas ondas das calçadas de Copacabana. Os números laqueados em vermelho, verde, amarelo e azul sob fundo negro representam o Rio de Janeiro e as cores dos anéis olímpicos. O verso da caixa do relógio tem estampado o logo Rio 2016 e o número da edição limitada.
As demais características são similares ao Omega Seamaster 300m e incluem uma janela de data, uma válvula de escape de hélio e pulseira de aço inoxidável. O relógio resiste até 300 metros de água. Foram produzidas 3.016 unidades. Cada relógio sai por R$ 16.500.
A Visa irá lançar um cartão pré-pago customizado com o logo do Rio 2016. A ideia é disponibilizar o produto ao torcedor que for assistir às competições da Olimpíada, mas que não possui cartão com bandeira Visa, já que todo pagamento no ambiente dos Jogos terá que ser feito em dinheiro ou com cartão da patrocinadora oficial. Os detalhes do produto estão sendo acertados e o lançamento deve ocorrer em julho.
A Samsung também pretende pôr no mercado no mês que vem uma edição olímpica do Galaxy S7 Edge. O aparelho não deve ter muitas novidades tecnológicas em relação ao similar que já está à venda, mas será customizado com os anéis olímpicos.