As marcas aproveitaram a visibilidade das finais da Copa do Brasil, entre Santos e Palmeiras, para programar uma série de ações.
Uma das patrocinadoras do torneio, a Petrobras está promovendo votação online para apontar os melhores jogadores do torneio em cada posição. A ideia é promover engajamento por meio de redes sociais. Para participar, o torcedor precisa curtir a página da competição no Facebook. Entre os candidatos a melhor jogador da competição estão Lucas Lima, Gabriel Jesus, Alexandre Pato, Fred e Gabigol. Já Fernando Prass e Vanderlei são alguns dos goleiros candidatos a melhor camisa 1 do torneio de mata-matas.
Já o Sicredi, junto com suas parceiras Icatu Seguros e Mapfre Seguros, promoveram uma campanha pela paz nos estádios. Para isso, criaram vídeos tendo crianças palmeirenses e santistas em entrevistas espontâneas. Os filmes serão veiculados o YouTube e nos telões dos estádios.
Para o jogo de ontem, na Vila Belmiro, o Santos fez parceria com a Nikon, que deu apoio aos fotógrafos credenciados para cobrir a final. Dentro do estádio, houve um espaço NPS (Nikon Professional Services) com serviço gratuito de assistência técnica, limpeza e revisão, além de empréstimo de equipamentos da marca.
“A ideia é estender mais ações desse tipo, o que será bom para todos”, destacou Dennis Calçada, coordenador da assessoria de imprensa do Santos.
O clube também buscou engajamento de torcedores através das redes sociais. Em parceria com o Twitter, o time pediu aos fãs que mandassem mensagens de incentivo ao elenco sob a hashtag #TamoJuntoNaFinal. Os melhores textos foram entregues aos atletas antes da partida como forma de incentivo ao grupo.
“Os grandes clubes do futebol brasileiro têm usado o Twitter para estar mais em contato com a torcida em tempo real. Com essa ação, o clube levará a experiência digital ao mundo físico, proporcionando uma experiência única ao torcedor”, afirmou Luan Knaya, diretor de esportes do Twitter Brasil.
A transmissão das partidas da decisão abriu a possibilidade de o clube conseguisse arrecadar uma verba adicional através dos patrocínios pontuais. Assim, para a partida de ontem, a Acer ficou com o espaço de patrocinador máster da camisa. A Algar Telecom estampou seu logo nos ombros. O PES 2016, da Konami, apareceu na parta superior das costas. A Intel, na barra traseira inferior. Finalmente, a Royal Air Maroc na barra frontal.
Além de todas essas marcas, a poluída camisa do clube já conta com patrocínios regulares da Corr Plastik e da Voxx Suplementos, além do logo da Nike (fornecedor de material esportivo).
Já para o jogo de volta, são os patrocinadores do Palmeiras que planejam ações. Aparentemente, Crefisa e FAM acenderam o cachimbo da paz com o clube, após semana turbulenta com a diretoria. As duas marcas estão patrocinando ação social. Ambas irão bancar a vinda de 21 índios xavantes vindos de aldeias de Nova Xavantina, no Mato Grosso, para assistir ao jogo no Allianz Parque.
Há duas semanas, Leila Pereira, dona da Crefisa e da FAM, reclamou publicamente de e-mail enviado pelo Palmeiras com o pedido da Adidas para fazer uma camisa retrô usando a marca Parmalat, antiga parceira da equipe.