Patrocinadores pressionam NFL por fim de protestos

Jogadores da NFL permanecem com o protesto durante o hino americano, antes das partidas de futebol americano, e o fato tem preocupado os patrocinadores. Na segunda-feira (23), o presidente do país, Donald Trump, voltou a pressionar os atletas da liga, e a polêmica voltou a ganhar força.

Segundo o Sports Business Journal, os patrocinadores têm reclamado com a NFL sobre o tom político que as partidas têm ganhado nas últimas semanas. Especificamente, a rede de alimentação Papa John’s tem alegado queda de venda durantes as partidas da NFL, reação diferente do que foi feito antes. Há um mês, a empresa demonstrou empatia pelos protestos: “Nós devemos respeitar aqueles que serviram e se levantam contra injustiças”.

Mais do que a associação política, o que tem incomodado os patrocinadores é a queda de audiência sofrida pela NFL neste ano. Segundo a Nielsen, as seis primeiras semanas de NFL tiveram uma baixa de 7,5% em relação ao mesmo período de 2016.  

Até recentemente, havia dúvida quanto às razões da queda de audiência. Um levantamento da CivicScience, no entanto, elucida a questão: dos americanos que têm assistido menos à NFL, 36% afirmaram que a razão são os protestos políticos durante o hino nacional. O segundo motivo ficou bem atrás, com 6% das respostas que reclamaram do excesso de comerciais nas transmissões.

O cerco aos protestos tem aumentado. No início, a própria NFL afirmou que não colocaria imposições às manifestações. Mas as franquias têm se mostrado menos paciente. “Não há dúvida que a Liga está sofrendo efeitos negativos com esses protestos”, declarou o dono do Dallas Cowboys, Jerry Jones, na semana passado.

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