Paulistão respira com melhor audiência em 2016

Palmeiras x Corinthians chegou a 31 pontos de média.

A primeira fase do Campeonato Paulista chegou ao fim, para alívio de Globo e Band, que transmitem os jogos do torneio para a televisão aberta. Com o desequilíbrio esportivo, o período tem sido marcado por baixas audiências, mas esse ano foi uma exceção.

Apesar do Ibope baixo apresentado no último fim de semana, com a partida entre São Bento e São Paulo, a primeira fase do Paulistão terminou com média de 22,8 pontos. Em comparação, o número é quase um ponto superior ao torneio de 2015, que teve 21,9. Em ambos os anos, a métrica utilizada pelo Ibope foi a mesma.

Em 2014, já com número de domicílio menor no Ibope, a primeira fase marcou 22,1 pontos. A temporada de 2013 foi a mais problemática, com 19 pontos. A fase de classificação daquele ano era por pontos corridos de turno único. Com os grandes bem colocados, boa parte das partidas teve pouca importância. A baixíssima audiência foi fundamental para a mudança no regulamento do ano seguinte.

Neste ano, houve fatos que colaboraram pela alta na audiência. O primeiro foi o apelo dos clássicos. Palmeiras e Corinthians, por exemplo, chegaram a 31 pontos de média. Foi o mesmo número da grande decisão de 2015. O bom momento do Corinthians, por sinal, também foi importante. O time marcou índices altos contra times menores, caso de Ponte Preta (27 pontos) e São Bento (25 pontos).

Em 2017, o Paulistão terá 16 times. A tendência é de uma primeira fase menos cansativa, com maior apelo ao torcedor e, naturalmente, com audiência mais alta.

Sair da versão mobile