O revezamento da tocha olímpica ganhou conta no Twitter. O @ChamaOlímpica, que entrou no ar na última quinta-feira (dia 21) será atualizado até o dia 21 de agosto, data do encerramento da Olimpíada do Rio de Janeiro. Pela rede social, será possível acompanhar os bastidores todo o percurso da chama olímpica, com fotos, vídeos e atualizações.
A conta será administrada pela equipe do Twitter em parceria com o Comitê Organizador. A @ChamaOlímpica se apresenta como “um andrógeno da Geração Y que, com espírito aventureiro, carismático e caloroso, fala diretamente com o público, e está constantemente se modificando ao morrer e renascer para cada edição”.
Essa é a primeira vez que a tocha olímpica ganha voz própria nas redes sociais. “A ideia é que o perfil continue ativo enquanto a chama real esteja acesa. É desativada com o encerramento do Rio 2016, e ativada novamente para o próximo revezamento”, conta Benjamin Paz, gerente de Engajamento Digital do Comitê Organizador.
Com interação direta com outros perfis de usuários, os tweets e transmissões ao vivo (feitas pelo aplicativo Periscope) mostram os detalhes da rota, curiosidades sobre os condutores e a festa de recepção nas cidades.
A rota da tocha na Grécia passa por mais de 30 cidades até chegar ao Estádio Panathinako, sede dos Jogos Atenas 1896 (os primeiros da Era Moderna), nesta quarta-feira (dia 27). Lá, uma grande festa marca a passagem do símbolo do Comitê Helênico ao Rio 2016.
De 27 de abril a 2 de maio, a tocha faz duas paradas na Suíça: visita à sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Genebra, e ao Museu Olímpico, em Lausanne.
No Brasil, o símbolo olímpico chega em Brasília. A partir de 3 de maio, mais de 12 mil brasileiros conduzem a tocha Rio 2016 por 327 cidades até a cerimônia de abertura dos Jogos, em 5 de agosto, no Maracanã.