Pelas mulheres, Museu do Futebol cria “Museu do Impedimento”

O Museu do Futebol, em parceria com o Google Arts & Culture (iniciativa sem fins lucrativos que faz parcerias com organizações culturais para exibir on-line a herança cultural do mundo), criou, nesta quinta-feira (23) o “Museu do Impedimento”. O projeto é uma experiência digital colaborativa, que convida qualquer pessoa a compartilhar documentos, vídeos, áudios e fotos sobre os anos de proibição do futebol feminino no Brasil.

Durante um mês, ou seja, até o dia 23 de junho, a ideia é coletar histórias e personagens que viveram o período entre 1941 e 1979, quando as mulheres foram proibidas de jogar futebol em território brasileiros e também em outros países, como Alemanha e França.

“Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país”, afirmou o decreto-lei 3.199, artigo 54, de 14 de abril de 1941, que foi aplicado no Brasil.

Foto: Reprodução / Site (museudoimpedimento.com)

Mesmo impedidas por leis fora dos gramados, muitas mulheres, no entanto, seguiram jogando, mas as histórias dessas pioneiras do esporte nunca foram contadas ou documentadas por órgãos oficiais. É isso que o “Museu do Impedimento” quer fazer pela primeira vez.

A curadoria do conteúdo ficará a cargo da equipe de especialistas do Museu do Futebol. O site foi lançado em branco e, gradualmente, receberá o conteúdo enviado pelos usuários. Ao final do projeto, esse material ganhará forma também em uma exposição virtual na plataforma Google Arts & Culture.

O projeto já possui alguns depoimentos compartilhados por mulheres que foram pioneiras do esporte, como Lea Campos, primeira árbitra do mundo, que foi presa 15 vezes durante os anos de proibição, e Mariléia “Michael Jackson” dos Santos, artilheira por vários anos do futebol brasileiro. 

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“Queremos dar visibilidade à importância de recuperar a história do futebol feminino no Brasil e garantir que um público mais amplo tenha a oportunidade única de conhecer as histórias dessas mulheres pioneiras que continuaram jogando bola mesmo nos anos de proibição e abriram as portas para as novas gerações”, explicou Lauren Pachaly, diretora de marketing do Google Brasil. 

“O Museu do Futebol acolheu com muito entusiasmo essa iniciativa pioneira do Google de fomentar uma plataforma digital e colaborativa para descobrir novos acervos sobre esse período da história pouquíssimo conhecido. É uma iniciativa que faz com que o futebol se torne ainda mais importante para a história brasileira”, declarou Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol.

Assista abaixo ao vídeo produzido pelo Google Brasil para divulgar o “Museu do Impedimento”:

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