A TV Brasil irá transmitir a Série C do Campeonato Brasileiro a partir deste sábado, com o duelo entre os gaúchos Juventude x Brasil de Pelotas. A emissora aposta na transmissão dos jogos da terceira divisão para alavancar a audiência regional pelo terceiro ano consecutivo.
As transmissões vão até o final do torneio em novembro. Na primeira fase, haverá a transmissão de 18 jogos aos sábados e domingos, com a participação de 30 profissionais na cobertura. Entre os comentaristas estão veteranos da TV como Márcio Guedes.
“Há muitos candidatos ao título, seja pela tradição, como Guarani e Portuguesa, ou pelo que estão apresentando neste ano. O Tupi se classificou para a próxima fase da Copa do Brasil, o Salgueiro foi vice-campeão em Pernambuco e o Cuiabá acaba de ganhar a Copa Verde. Mas se fosse para cravar um favorito diria o Fortaleza”, aponta Carlos Borges, da equipe da TV Brasil, referindo-se ao campeão cearense e que quase subiu no ano passado.
O torneio, que define quatro classificados para a Série B do Brasileirão em 2016, conta com a participação de 20 clubes de 15 Estados. Os times estão divididos em dois grupos de 10 equipes. Os quatro melhores classificados em cada chave avançam para os mata-matas. Quem se classificar para as semifinais já garante o acesso. Os dois piores de cada grupo são rebaixados para a Série D.
Em 2014, subiram Macaé, Paysandu, CRB e Mogi Mirim. O time do Rio foi o vencedor do torneio. América-RN, Icasa, Vila Nova-GO e Portuguesa acabaram rebaixados da Série B.
Neste ano, o Grupo A é integrado por times do Norte, Nordeste e Centro-Oeste: ASA (AL), Águia de Marabá (PA), América (RN), Botafogo (PB), Confiança (SE), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Icasa (CE), Salgueiro (PE) e Vila Nova (GO). Na Chave B estão os clubes de Sul e Sudeste: Brasil de Pelotas (RS), Caxias (RS), Guarani (SP), Guaratinguetá (SP), Juventude (RS), Londrina (PR), Madureira (RJ), Portuguesa (SP), Tombense (MG) e Tupi (MG).