O Atlético Paranaense tomou uma medida no mínimo estranha no fim de semana: usou uma camisa que o próprio clube havia vetado. E mais: o modelo, uma homenagem à seleção espanhola, foi usado em “amor pelo Brasil”, em referência às eleições realizadas neste domingo (28).
A camisa amarela foi uma ação da Umbro, patrocinadora do clube, em abril deste ano. Cada equipe brasileira com contrato com a companhia fez uma homenagem a uma seleção da Copa do Mundo. A equipe de Curitiba ficou com a Espanha.
Foto: Reprodução / Twitter (@atleticopr)
O modelo adotado pela Umbro, no entanto, não agradou os torcedores. O Atlético exibiu o uniforme em suas redes sociais, e logo a camisa virou piada na internet, com comparações que foram do Ronald McDonald’s à Emília, do Sítio do Picapau Amarelo. Houve uma série de críticas ao visual da vestimenta.
No dia seguinte, o Atlético Paranaense lançou nota oficial para afirmar que a cor e o desenho da camisa não foram aprovados pelo clube. Portanto, o time não iria utilizar e nem comercializar o novo uniforme lançado pela Umbro.
Seis meses depois, o clube parece ter mudado de ideia. A nota oficial foi retirada do site do Atlético, e uma nova mensagem foi divulgada: “A mudança de uniforme será realizada para lembrar a consciência cívica dos atleticanos e de todos os brasileiros que amanhã decidirão o futuro do nosso país. Após o jogo, as cores do Brasil vão pulsar no Estádio do Atlético Paranaense”.
Antes do primeiro turno, o time já havia entrado em campo com uma camisa com a frase “vamos todos juntos por amor ao Brasil”, em referência a Jair Bolsonaro.