O empate sem gols entre Portugal e Espanha, na última quarta-feira, foi o segundo jogo da Eurocopa de 2012 que a Globo transmitiu ao vivo. E a despeito de ter crescido em comparação ao anterior, não vinha obtendo um resultado expressivo no Ibope. Até que chegou a disputa de pênaltis, e com ela um pico contundente de audiência.
O jogo entre Portugal e Espanha teve média de 11,6 pontos de audiência, 1,7 a mais do que a Globo havia obtido quando mostrou a vitória da Espanha por 2 a 0 sobre a França – os dois duelos aconteceram no mesmo horário, mas o primeiro foi em um sábado; o outro, em uma quarta-feira.
O que mais impressionou foi o pico de audiência da Globo. No momento da disputa de pênaltis, o canal chegou a expressivos 21,6 pontos de audiência. A Espanha venceu por 4 a 2 nos tiros livres, e com isso obteve vaga na decisão da Eurocopa.
Com o jogo, a Globo concentrou 29,4% dos televisores ligados no horário. O resultado também foi superior à primeira transmissão da Eurocopa – em Espanha x França, 24,6% dos aparelhos estavam sintonizados no canal.
Na última quarta-feira, a Bandeirantes também exibiu a vitória da Espanha nos pênaltis. O jogo rendeu média de 4,8 pontos ao canal, com 10,9% de share no horário.
Cada ponto no Ibope corresponde a 58.300 domicílios. A pesquisa leva em conta somente os resultados de São Paulo, base para o mercado publicitário.