A Penalty anunciou nesta terça-feira (23) a criação da primeira bola de futebol profissional do mundo feita em tecido ecológico. Desenvolvida a partir de fios de poliéster reciclados de garrafas PET, a “S11 Ecoknit” será a bola oficial do Campeonato Paulista de 2019.
Com o lançamento, a marca quer reforçar seu lado de sustentabilidade e mostrar que é possível pensar em natureza e esporte ao mesmo tempo, aproveitando-se, para isso, da alta tecnologia.
De acordo com a Penalty, a “S11 Ecoknit” será a primeira bola alinhada com as novas orientações da Fifa. Cada unidade produzida vai retirar quatro garrafas e meia do meio ambiente, o que resultará no reaproveitamento de milhares de garrafas descartadas já no primeiro ano de produção.
Foto: Divulgação / Penalty
Além do tecido ecológico, a bola também trará o que há de melhor em tecnologia, como uma camada que a torna menos contundente sem perder elasticidade e a inédita câmara 6D, que proporciona mais equilíbrio, tornando-a mais balanceada e precisa.
Por último, a marca ainda aposta em um design arrojado. O modelo trabalha tons de roxo e laranja em um fundo branco, e traz estampado o símbolo de reciclado em vermelho, em referência à cor do plástico na reciclagem. A letra “O” do nome também reforça a alusão.
“Sempre investimos forte em inovação para criar bolas de alta performance. Encaramos esse interesse das autoridades do futebol como um desafio para criar algo inédito, reforçando o nosso pioneirismo no mercado mundial de produtos esportivo”, ressalta Roberto Estefano, presidente do conselho da Cambuci, detentora da Penalty. Segundo ele, o interesse da FIFA, maior órgão do setor, foi um importante estímulo para o projeto.
Vale lembrar que a Penalty participou da conferência anual da Fifa na Suíça no primeiro semestre deste ano, sendo a única marca sul-americana no evento. À ocasião, foram debatidos temas como inovação e tecnologia, com destaque para produtos feitos a partir de material reciclado. A participação foi o pontapé inicial para o projeto da “S11 Ecoknit”, que em menos de seis meses saiu do papel.
A estreia da bola será no Paulistão 2019. A decisão foi em conjunto com a Federação Paulista de Futebol (FPF), que também possui um projeto voltado para o meio ambiente, o “Futebol Sustentável”, que troca garrafas PET por ingressos para os jogos do torneio.
Segundo a Penalty, a “S11 Ecoknit” será vendida nacionalmente e poderá ser encontrada nas principais lojas de material esportivo de todo o país a partir do mês de novembro.