A Penalty e o São Paulo encontraram um jeito inusitado de fazer o lançamento do novo uniforme do clube, apresentado nesta quinta-feira no estádio do Morumbi. A primeira imagem da camisa foi exibida por meio de um vídeo. O filme, de quase três minutos de duração, mostrou como empresa e clube fizeram para levar para o espaço a camisa tricolor.
Por meio de um balão, a camisa de jogo foi lançada ao espaço e retornou à superfície terrestre, caindo na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. A vestimenta, porém, não foi apresentada no evento de apresentação dos uniformes, que contou também com a participação de um torcedor que venceu um concurso cultural promovido pela Penalty no Facebook.
A ideia da ação partiu da Z+, agência de publicidade que tem a conta da Penalty e que é responsável pela gestão das mídias sociais da fabricante. O uso das mídias sociais e as inovações, aliás, deverão balisar o relacionamento entre São Paulo e Penalty.
A fabricante de material esportivo deve repetir com o clube paulista o que tem feito com outros clubes patrocinados, usando as redes sociais para alavancar o relacionamento com o consumidor. Até por conta do alto investimento no negócio, de R$ 35 milhões entre pagamento em dinheiro, produtos, royalties e espaço no clube.
“Esse contrato acaba fazendo com que a gente faça um trabalho muito mais forte em mídias sociais, pontos de venda e também na ativação do patrocínio para conseguir rentabilizá-lo o máximo possível”, afirmou Alexandre Stefano, diretor de operações internacionais da Cambuci, empresa detentora da marca Penalty.
O lançamento da camisa já foi uma primeira mostra desse posicionamento da marca. Assim que o vídeo com a ida do uniforme para o espaço foi exibido, o perfil da Penalty no Twitter e no Facebook já publicava o link para que o torcedor visse o mesmo vídeo no YouTube (reprodução abaixo).