A Penalty lançou nesta sexta-feira uma linha de uniformes retrôs para os clubes patrocinados pela empresa. O projeto, batizado de “Penalty Raiz”, busca resgatar a história do futebol desses times parceiros.
A campanha engloba sete equipes: Ceará, Figueirense, Náutico, Santa Cruz, São Paulo, Vasco e Vitória. Serão comercializados quatro uniformes, de jogo, de goleiro, feminino e infantil.
A expectativa da Penalty é que todos esses clubes utilizem o uniforme retrô em algumas partidas oficiais. A empresa afirma que esses jogos jaó estão definidos, mas ainda não serão divulgados.
Cada clube buscou uma motivação particular para utilizar no uniforme. O Ceará relembrará seu primeiro título estadual, conquistado em 1915, mas reconhecido só em 2008; o Figueirense resgatará o início da trajetória da equipe; o Náutico homenageará as tradições inglesas do time; o Santa Cruz fará referência ao escudo do clube nas décadas de 1940 e 1950; o São Paulo prestará homenagem ao centenário de Leônidas da Silva, que acontece em 2013; o Vasco dará ênfase ao navegador português que dá nome a equipe e às origens lusitanas do time; por último, o Vitória se inspirará no primeiro uniforme utilizado pelo clube baiano, em 1902.
“Esse projeto começou a ser traçado há um ano e meio. A Penalty queria fazer algo diferente do que já vinha sendo feito, então optamos por essa linha retro. Os maiores desafios foram desenvolver um tecidos com cara de antigo, mas tecnologia de hoje e desenvolver esse trabalho de pesquisa da história dos clubes”, declarou Roberto Estefano, presidente da Penalty.