Um confronto entre New Jersey Nets e Toronto Raptors, neste fim de semana, em Londres, marcará a história da NBA. Pela primeira vez, uma partida da temporada regular da liga profissional de basquete dos Estados Unidos será disputada em continente europeu. E se depender da vontade dos responsáveis pelo campeonato, esse é apenas o primeiro passo.
Adam Silver, chefe de operações da NBA, revelou que a liga pretende ter uma franquia na Europa em até dez anos. A informação foi publicada pelo portal “Sport Industry”, revelada pelo dirigente em um café da manhã para parceiros do site.
“Nós temos uma vantagem em comparação com a Premier League, por exemplo. Só existe uma marca top no basquete mundial atualmente, que é a NBA. Então, as crianças de Nova Orleans ou da China crescem e esperam jogar na NBA”, disse Silver.
A liga de basquete tem feito nos últimos anos um grande plano de expansão. A estratégia começou com a abertura de mercado a jogadores oriundos de outros países, que cresceram em participação no campeonato durante os últimos anos.
Além disso, o plano conta com jogos da NBA fora dos Estados Unidos. A liga também acertou que fará partidas de exibição em Manchester (Inglaterra) e Bilbao (Espanha).