Pesquisa aponta credibilidade de marca associada a atleta

Qual é a import”ncia de um atleta em uma campanha publicitária? Para 83% dos brasileiros, a presença de um esportista passa credibilidade a uma marca. A pesquisa foi feita pelo Ibope, com o intuito de traçar os hábitos dos brasileiros frente ao esporte.

Caso uma marca tenha interesse em contar com um atleta, a pesquisa também numerou as personalidades mais lembradas do esporte. O primeiro lugar, com 15% das respostas, ficou com Ronaldo, ex-atacante do Corinthians, recentemente aposentado. O segundo colocado foi Neymar, com 12%. Em seguida, Pelé apareceu com 11%.

Além de Neymar, outro jogador em atividade no futebol brasileiro esteve entre os cinco mais citados. Trata-se de Ronaldinho Gaúcho, que retornou ao país neste ano para defender o Flamengo e teve 8% das respostas. Em quinto, com 3%, ficou Ayrton Senna, falecido em 1994.

Em pesquisa realizada pelo Ibope em 2009, o instituto perguntou qual ídolo o brasileiro mais se identificava, em uma lista que continha 60 nomes do esporte. Senna foi o mais lembrado, mas Pelé não estava na seleção de personalidades.

Neste ano, o levantamento do Ibope também apontou associações feitas com públicos específicos. Para o público feminino, o nome apontado foi Giba, para o masculino, Messi. Entre os mais jovens, Robinho foi o primeiro, enquanto os mais velhos se associam mais a Zico. Especificamente entre os adolescentes, Kaká foi o apontado pelo Ibope.

A pesquisa do Ibope abordou nove mil pessoas dos 12 principais regiões metropolitanas do Brasil. O levantamento compreende um universo de 50 milhões de pessoas.

Leia mais:

Ibope divulga hábitos de brasileiros com esporte

Maioria presta atenção em marcas nas camisas, diz Ibope

Sair da versão mobile