Petrobras lança projeto com foco em “memória”

Wlamir Marques foi um dos apoiadores do projeto da Petrobras

Wlamir Marques foi um dos apoiadores do projeto da Petrobras

“O Brasil não pode perder o que já ganhou”. Com essa frase, a Petrobras apresentou nesta segunda feira o projeto Memória do Esporte Olímpico, que irá financiar nove curtas-metragens e um longa sobre o esporte olímpico brasileiro. Os roteiros poderão ser apresentados livremente à organização, que avaliará e dará aval aos escolhidos.

Ao todo, serão investidos R$ 2,8 milhões no projeto, sendo R$ 230 mil para cada um dos nove documentários. Cada filme terá 26 minutos de duração, com exceção do longa, com 52 minutos. Será dada a liberdade para cada produtora escolher o tema, desde que esse se encaixe em histórias do esporte olímpico brasileiros.

O resultado das filmagens só deve ser divulgado em 2012. A princípio, dois apoiadores irão transmitir os documentários: a Espn Brasil e Cinemateca Brasileira. No entanto, os organizadores ainda tentam colocar os filmes em televisão aberta. Por ora, a negociação que se avança é com a estatal TV Brasil.

O resgate à memória do esporte faz parte do programa “Petrobras Esporte & Cidadania”. Esse lado cultural entra como uma quarta via dos investimentos. Os outros atingiam diretamente o esporte. Tratam-se dos investimentos em esporte de alto rendimento, com patrocínio a confederações, o “Esporte Educacional”, com foco na inclusão social, e o “Esporte de Participação”, voltado para o bem-estar e interação social na população.

A diferença do patrocínio da Petrobras no caso do “Memória do Esporte Olímpico” está no modo como ele é feito juridicamente. Nesse projeto, a Lei de Incentivo ao Esporte dá lugar à Lei de Incentivo à Cultura e à Lei Rouanet, que visam incentivos fiscais às empresas que apoiam iniciativas culturais.

Apesar do tratamento ao esporte, um filme documentário entra nessa segunda categoria. A gerente de patrocínio da Petrobrás, Eliane Costa, lida com a situação como uma “articulação entre cultura e esporte”, mas não vê essa diferença no tratamento da campanha. “O modo como cada investimento entrou se deve à melhor maneira que há de se fazer isso. Mas o projeto não se distancia do programa ‘Petrobras Esporte & Cidadania’, tudo foi feito em conjunto”, afirmou.

Até mesmo a data de lançamento não teve um tratamento diferenciado. Ele foi adiantado, mas graças às questões burocráticas, não estratégicas. Nas próximas semanas, a Petrobras irá lançar mais dois projetos ligados ao programa maior.

Essa não será a primeira vez que a Petrobras misturará filmes com o esporte. Com menor proporção do que o projeto olímpico, essa foi uma das maneiras usadas pela empresa para ativar seu patrocínio ao Campeonato Brasileiro de futebol. A companhia fez pequenas filmagens de cada torcida da Série A para formar um conjunto de mini-documentários do torneio.        

Sair da versão mobile