O panorama econômico da região e a adição do golfeno programa esportivo dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, transformaram a América do Sul em uma região estratégica para a modalidade. Prova disso é que o PGA, principal disputa do esporte, projeta a criação de um circuito no continente.
A ideia do PGA é aproveitar a estrutura que será desenvolvida para os Jogos Olímpicos de 2016, não apenas no Rio de Janeiro. Como o golfe entrará no programa do evento, vários países criarão aparatos para a modalidade a fim de fomentar o desenvolvimento de atletas.
“Se você olhar para o top 500 do ranking mundial, apenas 14 jogadores são da América do Sul. E oito deles são da Argentina”, disse Ty Votaw, vice-presidente executivo de relações internacionais do PGA Tour.
Ainda não existe um projeto plenamente estruturado, mas a proposta do circuito é criar uma competição de nível mundial na América do Sul e no Caribe. Esse torneio serviria como mote para a popularização do esporte antes do Rio-2016.
O PGA Tour chegou a criar um evento chamado Tour de las Americas (TLA) no fim dos anos 1990, mas o projeto não vingou.